Catequese I – Quem é Jesus

QUEM É JESUS

 

 

 

    • Jesus é Deus e como tal, existiu antes de todas as coisas – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens” – João 1:1-4

 

    • Ele se tornou homem, como nós –“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como a do unigênito do Pai “ – João 1:14.

 

 

 

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” – Filipenses 2:5-8.

 

    • Nasceu de uma virgem, gerado pelo Espírito Santo– “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo de envolverá coma sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”– Lucas 1:35.

 

    • Teve um crescimento normal – “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” – Lucas 2:52.

 

    • Jesus viveu uma vida íntegra e perfeita, de total submissão ao Pai – “Disse-lhes Jesus: a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” –João 4:34.

 

“o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”-I Pedro 2:22.

 

    • Fez uma obra tremenda e grandiosa.Sua vida foi de total dependência do Espírito Santo, através do qual realizou toda sua obra. Jesus não fez nada aqui na terra pelo fato de ser Deus – “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda a parte,  fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” – Atos 10:38.

 

    • Morreu na cruz pelos nossos pecados– “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” – II Coríntios 5:21.

 

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas ; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” – Isaías 53:5,6.

 

    • Foi ressuscitado ao 3º dia pelo poder do Espírito Santo – “ao qual Deus porém ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela” –Atos 2:24.

 

    • Ele foi exaltado –“Esteja absolutamente certa, pois, toda casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” – Atos 2:36.

 

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra; e toda a língua confesse que Jesus Cristo é  Senhor, para glória de Deus Pai”– Filipenses 2:9-11

 

    • Jesus voltará em glória –“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória” – Mateus 24:30.

 

    • O que Jesus nos mandou fazer? Jesus nos mandou fazer discípulos– “Jesus aproximando-se falou-lhes dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” – Mateus 28:18-20.

 

    • Quem nos capacita a cumprir a ordem de Jesus? O Espírito Santo– “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” – João 14:26.

 

“quando vier, porém, o Espirito da verdade. Ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar” – João 16:13,14.

 

    • O que devemos falar para fazer discípulos? Falar de Jesus e da porta do reino.

 

    • Qual é a porta do reino? JESUS.  “Portanto Jesus tornou a dizer: em verdade vos gigo que eu sou a porta das ovelhas,” João 10:7; e “Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens” João 10:9

 

    • Como entrar pela porta?  Arrependimento, batismo nas águas e Dom do Espírito Santo– “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” – Atos 2:38.

 

    • Qual é o caminho do Reino?Guardar as coisas que Jesus ordenou. Não somente salvação ou uma outra bênção, mas deve haver submissão às boas-novas do Reino de Deus, conforme a pregação e a vida de Jesus –“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” – Mateus 4:23.

 

    •  O que é arrependimento? Mudança de mente, coração, atitude e direção “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? “ – Atos 2:37.

 

    • O que acontece no arrependimento? Uma mudança de governoDeixamos de ser independentes para nos tornarmos dependentes de Deus.

 

“Porque um menino nos nasceu, e um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” – Isaías 9:6,7.

 

    • “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” – Colossenses 1:13.

 

    • O que é necessário para mudar de atitude? a) Negar a si mesmo; b) tomar a cruz; c) perder a vida; d) renunciar a tudo.“Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos e irmãos, e irmãos, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” – Lucas 14:26-27,33.

 

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á. Que aproveita ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” – Marcos 8:34-36.

 

    • O que acontece no batismo?Somos colocados em Cristo Jesus– “Ou, porventura,  ignorais que todas quantos fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida “ – Romanos 6:3,4.

 

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” – Gálatas 3:27.

 

    • O que acontece no batismo com o Espírito Santo? Recebemos poder para testemunhar e manifestar os dons– “Mas receberei poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” – Atos 1:8.

Autor: Igreja em Aracruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco